(:

Espero que gostem e sejam bem vindas !

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Tudo que uma ruiva deve saber


Oi meninas, 
Eu sei que muitas de vocês que frequentam o blog vivem me perguntando ''quando você vai colocar cuidados e afins sobre os cabelos ruivos?'' 
Então cá estou eu, procurei em muitos blogs e trouxe tudo que podia e achei importante e necessário pra vocês, espero que gostem! 



- Vai pintar de ruivo? Tenha certeza!
Muito importante! Antes de colocar o ruivo, tenha certeza disse. É uma das cores mais difíceis de tirar do cabelo e exige muito tratamento, além de ressecar.
Especialmente para as louras Quem tem o cabelo muito claro deve pensar ainda mais para adotar o ruivo. Voltar ao louro após a transformação é possível, mas destrói o cabelo.

- Como ficar ruiva:

Primeiro você deve ver em qual categoria seu cabelo se encaixa:

Se o cabelo for virgem: é só escolher a cor, ir tranquila para o salão de beleza e ficar pronta para o ruivo. Se seu cabelo não possui coloração ou química alguma, ele é o melhor candidato a ficar mais próximo do resultado esperado.


Se você estiver morena: Ir do claro para o escuro é fácil, o difícil é ir do escuro para o claro. Se tons escuros demoram mais para sair, e dependendo do seu 'grau de morena', você precisará fazer uma decapagem (processo que tira todo o pigmento dos fios, inclusive as tintas que ali estavam).


Se você estiver loira: Você está a alguns passos de se tornar ruiva. Dependendo do seu tom de loiro você chega no  tom de ruivo apenas com o uso de um tonalizante.


Se o cabelo estiver desbotado: é preciso primeiro igualar o tom do seu cabelo. Caso contrário, cada parte ficará de uma cor.


Se seu cabelo está com química (alisamentos ou relaxamentos): Como seu cabelo já esta fragilizado, é importante tentar a tinta em uma mecha do seu cabelo antes de pintar. Tenha em mente que colocar, mas um produto químico deixará seu cabelo ainda mais frágil, e exigira assim vários cuidados extras. 


- Cabelos ruivos: Como não errar:

Procure um profissional: é ele quem tem o conhecimento para avaliar seu tom de pele o ver o que realmente combina. Existe uma grande variedade de cores de ruivo, desde vermelho vinho ao cobre laranja, e a chance de errar é grande. Não adianta insistir: Quem tem cabelo escuro não consegue um ruivo mais claro sem descolorir os fios. E para alcançar a cor ideal da descoloração corre-se o risco de acabar com a saúde dos fios em casa. Já quem tem o cabelo claro e resolve passar o vermelho em casa, pode acabar com o cabelo manchado...

- Conhecendo as cores:

Se você não liga muito pra essa de ' que tinta usar pro meu tom de pele ' conheça então as cores, assim quem sabe te ajuda a chegar naquela que tanto lhe agrada.



 Vermelhos intensos: 


Resultado de imagem para ruivo cerejaImagem relacionadaImagem relacionadaResultado de imagem para ruivo cereja

Como o nome já diz são os vermelhos bem profundos, com cores bem vivas.



Vermelhos: 

Resultado de imagem para cabelo vermelhoResultado de imagem para ruiva escuro

São menos fortes do que os intensos, com cor um pouco menos chamativa. Pode deixar a cor puxada para a cereja, os vermelhos ficam entre os intensos e o acaju.




Cereja: 


Resultado de imagem para ruivo acobreado escuro em pele morenaImagem relacionadaResultado de imagem para ruivo cerejaImagem relacionada


   
São vermelhos parecidos com acaju, mas são mais claras, com reflexos "rosa/vinho", muitas pessoas os confundem com acaju, mas lembrando que a diferença é simples: no cereja a cor é mais intensa.



Acobreados: 

Resultado de imagem para ruivo acobreadoImagem relacionadaImagem relacionada

São menos vermelhos, chega um pouco mais próximo do ruivo natural, como o nome já diz tem reflexos de cobre e estão em alta. Podem vir sozinhos ou combinados com dourados chegando muito próximo ao loiro.




Terracota:


Resultado de imagem para ruivo acobreado escuro em pele morenaResultado de imagem para lana del rey ruiva
     Aqui o que reina é a naturalidade, uma mistura de loiro dourado acobreado com um pouco de vermelho, criam um ruivo terracota.



Acaju: 


Imagem relacionadaImagem relacionada
Possuem uma pigmentação um pouco mais escura quase que preta ou marrom, com tons voltados ao violeta, mas ainda sim, é ruivo mais escuro que temos.




Agora que você conhece as core, se você deseja tornar-se uma ruiva sexy e poderosa com um tom avermelhado de arrasar, se liga nos tons de pele e veja, qual tinta você deve usar. Aqui estão umas dicas.



Branca, a rosada:

Se você tem a pele bem branquinha e possui os cabelos claros, os tons de vermelhos mais recomendados para você são os loiros acobreados, ou os tons avermelhados puxados para o cereja, e o ruivo natural. Como os cabelos claros tendem a pegar a cor da tintura mais fácil que os cabelos escuros é preciso tomar cuidado na escolha dos tons que tendem a ficarem mais vibrantes, correndo o risco dos cabelos ficarem alaranjados, como se fossem “água de salsicha”. Se você deseja começar uma mudança de visual aos poucos, faça algumas luzes avermelhadas que com o tempo se mesclará com a cor natural dos cabelos. Você pode ir aumentando com intensidade as luzes com o passar do tempo.




Amarelada a morena clara:
As morenas claras que possuem a pele clarinha ou amarelada e os cabelos castanhos, combinam perfeitamente com quase todos os tons de ruivos, principalmente os tons avermelhados que variam entre o vermelho mais discreto até o mais intenso. O bacana é que não precisam de descoloração prévia. Os tons de cereja, vinho e acobreado escuro são uma ótima opção, pois combinam super bem com as mulheres morenas claras. Você também pode começar a modificar o visual fazendo mechas avermelhadas até ir se acostumando com a cor e investir com tudo nos cabelos vermelhos.





Morena a negra:
Para as mulheres morenas com a pele mais escura e dourada ou para as negras, os tons de vermelho mais indicado são os de marrom avermelhado, o vinho escuro e as luzes com vários tons de vermelhos escuros que não agridem totalmente os cabelos e deixam o visual bastante interessante. Mas, principalmente para as negras, uma ótima dica é investir nos cabelos com fundo castanho e espalhar um tom vermelho mais fosco nas pontas dos cabelos. O resultado é um visual bastante sexy, ousado e poderoso.




     
Se o tom de pele influencia na cor ideal do ruivo, o tipo dos fios e o comprimento do cabelo não são um problema. Liso, enrolado curto ou comprido, não importa.

*DICA: Lembre-se de usar sempre tintas profissionais de qualidade, (alfaparf, yama, kert, e outras) com um oxidante em volumagem adaptada a sua necessidade, que contenham componentes emolientes e hidratantes, isso  proporcionará um resultado eficaz, com cor rica e brilhante, menos agressividade aos cabelos e com muito mais durabilidade,  além de tudo, o  mais próximo possível da cor desejada.



Cuidado com os cabelos vermelhos:


- Retoque a cada 15 dias nos dois primeiros meses de tinta:

O cabelo tingido de vermelho desbota muito, por isso retoque a cada 15 dias nos dois primeiros meses logo que você pintou. A pigmentação vermelha é mais complicada de aderir ao fio e por isso desbota com facilidade. E depois dos 2 meses os retoques devem ser mensais e alterando raiz e pontas -nunca aplique todo mês no cabelo, isso pode ressecar muito.

- Mantenha o cabelo hidratado com as cutículas fechadas: 

Sim, se seu cabelo estiver hidratado as cutículas consequentemente estarão mais fechadas e isso também evita que o pigmento da cor vermelha, saia do cabelo com facilidade. É muito fácil o cabelo ruivo ficar com uma aparência opaca, sem vida. Para reverter esse processo, a solução é uma reestruturação capilar que vai selar as cutículas, impedindo que o cabelo fique poroso e desbote a tinta com mais facilidade. Para fazer esse tratamento, no entanto, é necessário ter a ajuda de um profissional qualificado. Por isso, converse com o seu cabeleireiro e veja a melhor forma de fazer o tratamento. Para que o cabelo tenha sempre uma aparência saudável, o ideal é que a hidratação seja feita a cada 15 dias. 

- Use shampoo com antioxidantes e para seu tipo específico de cabelo:

Os xampus e condicionadores antioxidantes são aqueles específicos para cabelos tingidos e usá-los garante que a cor dure por mais tempo. Também é importante usar um produto específico para o seu tipo de cabelo e de acordo com o que ele necessita, pois assim você mantém o fio tratado, brilhante e sedoso, em vez de pesado e opaco. Quem tem cabelo tingido deve dar preferências aos xampus que são menos detergentes, aqueles sem sal. Para saber se o cosmético é adequado, é só checar se ele faz muita espuma. O certo é que não faça. E esses produtos ainda são ecologicamente corretos.


- Tonalize:

Uma dica muito boa e usar tonalizantes entre os intervalos da tintura, faz com que a cor fique “viva” sem danificar tanto o fio. O truque para que a cor dure mais é passar um tonalizante da mesma cor ou de uma cor próxima à tintura. Isso também faz com que a cor dure por mais tempo e o cabelo mantenha o brilho. Você também pode pingar um pouco da tintura em seu xampu, deixando-o com o mesmo tom do seu cabelo. O efeito fica mais natural e faz com que o tempo de retoque seja maior. Para as que ainda não sabem, o produto nada mais é do que uma coloração sem amônia, que não agride e estimula o fio, dando mais vida e brilho aos cabelos.  

- Shampoo de limpeza profunda:

Por serem mais adstringentes, use somente uma vez por mês, pois além de remover resíduos, ele remove a cor. Eles aceleram o processo de desbotamento do fio. Por isso, o ideal é usá-lo somente próximo à data do retoque. 

- Protetor solar também no cabelo:

 Isso mesmo o cabelo também precisa de protetor solar, caso contrário desbota mais que o normal.  Aconselha-se, lavar os cabelos com água mineral e, depois, aplicar um produto específico para exposição ao sol. Também é bom sempre usar um leave-in com protetor térmico (termo-ativado), quando for usar secador e chapinha. Essa é a única maneira de fazer uma escova ou chapinha, com a garantia de não torrar os fios com o calor.

- Água do mar:

Não importa a cor que você use, a água do mar sempre vai desbotar o cabelo colorido. O que você pode fazer para prevenir é usar uma loção à prova d’água. Elas protegem tanto da ação do mar quanto do sol sem prejudicar os fios. 


- Lavagem:

A forma correta ao lavar os fios é muito importante para manter a integridade dos mesmos, sem desalinhar as cutículas. Deve-se colocar a quantidade suficiente de shampoo, para lavar o couro cabeludo nas mãos, espalhar o shampoo entre os dedos e aplicar sobre a  cabeça, não aplicando sobre comprimento e pontas, para não  deixar embolar os cabelos da ponta sobre a cabeça. Massageie o couro cabeludo delicadamente com os dedos, sem utilizar as unhas, até fazer espuma. O sabão irá descer naturalmente para comprimento e pontas, caso seja necessário e queira , você poderá fazer movimentos de cima para baixo, levando a espuma até o resto do cabelo , mas não esfregue e nem faça movimentos de vai e vem, se você ficar esfregando as pontas do cabelo com shampoo, você ira quebrar e abrir as escamas do seu cabelo, dando aspecto quebradiço e seco nas pontas. Aplique um condicionador apenas nas pontas fazendo movimentos de cima para baixo. 

- Condicionadores: 

Hoje existem condicionadores com uma pigmentação levemente avermelhada que ajudam a manter o brilho no cabelo. Atenção na frequência das lavagens: o ideal seria lavar de dois em dois dias para tentar manter a cor bonita por muito mais tempo.  Os condicionadores devem conter princípios ativos que ajudem a fixar os pigmentos no fio. A queratina e os aminoácidos fazem muito bem para a estrutura do cabelo.

- Penteando o cabelo: 

O cabelo molhado fica muito frágil, e sensibilizado, por isso trate-o como se fosse uma joia na hora de penteá-lo molhado.  Pegue uma toalha e tire o excesso de água dos fios, sem esfregá-los, pressione a toalha na cabeça. A seguir abra os fios com os dedos, depois espalhe pouco de creme para pentear, de preferência com protetor térmico e  raios uv, espalhe nas mãos entre os dedos, aplique delicadamente no comprimento e pontas. Penteie com um pente de dentes largos,primeiro as pontas, em seguida penteie comprimento e pontas,depois penteie da raiz até as pontas. Ao acordar com os cabelos secos e embaraçados, passe os dedos entre os fios para alinhá-los e depois repita o mesmo procedimento de pentear os fios citado acima.


- Corte as pontas:

Corte as pontas do cabelo pelo menos de 3 em 3 meses. O corte não irá fazer o cabelo crescer, mas vai eliminar a parte quebrada, que em geral fica nas pontas, impedindo que a parte destruída suba mais ainda em direção ao comprimento e raiz. Cortar o cabelo permite um cabelo muito mais bonito, saudável e com movimento.

- Do loiro para o ruivo: 

Se a pessoa for loira e quiser mudar a cor para o ruivo é bom saber que o processo de pigmentação para o vermelho é um pouco mais difícil se compararmos aos cabelos mais escuros. Principalmente nas quatro primeiras colorações, onde se tem um desbotamento mais rápido. Para ficar um ruivo bonito é necessário um retoque pelo menos a cada 20 dias, nas primeiras quatro vezes. 

 - Ampolas de Fixação de cor:

Os tonalizantes não têm amônia e quase não agridem a integridade do fio. Assim, combinados com ampolas de fixação de brilho, ajudam a reavivar a cor e a dar brilho.

- Guarda roupas:

Ao adotar o vermelho será necessário repensar as cores das roupas e da maquiagem. As ruivas devem evitar peças com tons de laranja. São cores que ficam muito parecidas com o tom da pele. O amarelo é outra cor que não deve ser muito usada pelas ruivas. 
Já o brilho, está liberado. O único ponto em que é preciso ter cuidado é no excesso de dourado, principalmente para quem usa tons de cabelo puxados para o cobre. 

- Dicas para o make up das ruivas: 

As melhores cores para a maquiagem de ruivas que querem conquistar todos os olhares e para aquelas que preferem passar mais despercebidas. Para a pele, prefira uma base com acabamento suave e natural.  As ruivas não devem ter receio da cor.  Só depende do quanto ela quer chamar a atenção

- Verde/Azul/Turquesa: O verde, o azul e o turquesa são cores opostas as dos cabelos ruivos, que normalmente puxam para o laranja ou vermelho. Assim, ao colocá-las na maquiagem, se consegue um alto grau de contraste.


- Verde Escuro/Azul Escuro: O verde-escuro e o azul-escuro têm um efeito parecido com seus tons mais claros, porém mais suave. Eles têm um pouco mais de cinza e preto, que deixam o make mais leve.


- Marrom/Bronze/Laranja: Cores como os tons de marrom, bronze, alaranjados e o salmão têm um efeito bom e mais discreto. São boas escolhas para uma mulher mais básica, já que são cores mais próximas dos tons de pele e do cabelo. Ela acrescenta que, para a boca aparecer, é bom usar um batom vermelho, que puxe para o rosado, magenta ou laranja. O resultado é melhor que um simples vermelho, que fica similar ao cabelo.


- Dicas e preços de produtos:

Além de fazer hidratação no cabeleireiro, é possível usar em casa as máscaras de hidratação rápida, que existem na maioria das linhas para cabelos tingidos. A cliente não tem sempre de ir ao salão e investir R$ 100 em uma boa hidratação. Há produtos modernos que funcionam muito bem e custam menos.

 

     Imagem relacionada


Conhecida por suas tinturas e também pelos produtos de linhas profissionais vendidas apenas nos salões de beleza, Wella traz a novidade: Pro Series.


Com um kit que inclui: xampu (1) - R$ 11,90

 condicionador (2) - R$ 13,20
 creme para pentear(3) - R$ 7,90
e máscara de tratamento(4) - R$ 13,20

Possuem ingredientes que selam e protegem o cabelo contra os danos causados pela coloração. Tem substâncias chamadas “sufactantes catiônicos”, que preenchem a camadas de proteção natural dos fios que foram comprometidos pela tintura.


Outra dica é essa linda da Seda chamada: Pro Color. Esse kit consiste em 5 itens:







 



Tratamento de Choque - R$ 2,20

Opção ao uso de creme de tratamento, proporciona nutrição intensa e vitalidade. Disponível em doses únicas de 30ml, em forma de sachê. Faz uma restauração imediata e o efeito pode ser potencializado pelo uso de touca térmica;

Creme de Tratamento - R$ 5,60

Com nutrientes e óleos naturais, nutre os cabelos. A bio queratina e pH baixo permitem melhor penetração na fibra, proporcionando um efeito de queratinização a frio.

Xampu - R$ 4,70

Com formulação sem sal, limpa cuidadosamente os fios, evitando o desbotamento da cor.

Condicionador - R$ 6,80

Ajuda a desembaraçar os fios, nutrindo e reparando a fibra capilar.

Creme para pentear - R$ 5,80

 Prolonga a cor e diminui a formação de pontas duplas, além de hidratar e modelar os fios.





Outra dica super mara é esse protetor solar pro cabelo. Produtinho que não pode faltar na sua necessaire né miga..



Filtro solar para Cabelos Amend Leave-on - R$ 17,10

Protege o cabelo da exposição ao sol, evitando o ressecamento do fio. Proporciona resistência,  brilho e vida aos cabelos. Evita o desbotamento da cor dos cabelos tingidos. Muito bom meninas, esse é perfeito para proteção da cor e além de ser super barato né.

Resultado de imagem para Filtro solar para Cabelos Amend Leave-onResultado de imagem para Filtro solar para Cabelos Amend Leave-on





E eu  aposto que vocês já devem ter visto um desses em algum lugar;




Amend Black reparador de pontas: Ele custa só R$ 5,40 e proporciona a você brilho e macies maravilhosos, afinal, ninguém quer aquelas pontinhas chatas com o cabelo lindo né? Recomendadíssimo.


Imagem relacionada





E por fim uns produtinhos super indicados pra todos os tons de cabelos ruivos:





Seguindo a numeração:

1. Amend Color Intensy Condicionador: Condiciona, desembaraça e protege os cabelos da descoloração e das agressões externas. Possui Protetor Solar em sua fórmula.

2. Shampoo Color Protect Vult: Enquanto seus ativos vegetais nutrem e protegem os cabelos, o ativo tecnológico Active Shine tonifica e elimina os resíduos que prejudicam a cor, revelando um brilho incrível.

3. Condicionador Color Protect Vult: Tecnologia exclusiva para proteção, brilho e durabilidade da cor.

4. Máscara Capilar Eco Therapy Cabelos Coloridos Amend: Restaura em profundidade a estrutura danificada pelo processo de coloração. Preserva a intensidade da cor, confere brilho reflexivo e maciez.

5. Creme Leave-in Intense Color Secrets Professional: Protege a cor dos cabelos através de elementos que envolvem o fio, restaurando sua estrutura.

6. Power Intense Color Secrets Professional: Fluido Capilar com uma dose concentrada de força para recuperar a saúde dos fios, age protegendo a cor e o brilho dos cabelos tingidos. Uma combinação especial que proporciona hidratação, proteção e prevenção contra danos futuros.

7. Shampoo Multiação Cupuaçu Helcla: Possui ação hidratante e suavizante além de facilitar o penteado em cabelos quimicamente tratados.
8. Shampoo Multiação Semi Di Lino Helcla:  Para cabelos tingidos e descoloridos protege a cor e a fibra capilar. Possui extrato de Linho, Girassol e Germe de trigo.


             (Cosméticos com abacate, vitamina E e óleos também são indicados.)



Então é isso meninas! Espero ter ajudado e tirado algumas dúvidas de vocês e se caso eu não tenha tirado deixa no comentário que eu vou responder. Mas e vocês têm cabelos ruivos? Falem mais sobre os cabelos de vocês vou adorar saber.



Um beijo enorme a todas você e obrigada por lerem...



Bye- Bye (:


Um comentário:

Selyssa disse...

Obrigada, ajudou bastante. Ainda em busca do vermelho perfeito...